Outras três cidades fluminenses recebem a terceira edição do Escolas Criativas — cultura, educação e sustentabilidade. Cantagalo, Duas Barras e Petropólis serão contempladas com o programa, que já atende outras duas cidades do Estado, (Niterói e Rio de Janeiro). O programa busca promover uma maior ação cultural no ambiente escolar  a partir da implementação de ações de difusão, formação, inovação e pesquisa. Assim, contribui para a criação de um repertório artístico-cultural de crianças e adolescentes que gera reflexos no desenvolvimento social, sustentável e cidadão dos alunos.

O programa Escolas Criativas é uma realização da Quitanda Soluções Criativas, do Instituto BR e da Cinco Elementos Produções com patrocínio da Enel e da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro e Secretaria da Cultura do Ceará, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, produção executiva da Marco Zero e apoio institucional das prefeituras de Cantagalo, Duas Barras, Petrópolis, Niterói e Rio de Janeiro. O lançamento da 3ª edição do programa aconteceu nesta quinta-feira (24) no Palácio Guanabara, com a presença de autoridades, jornalistas e diretores da Enel e da Quitanda Soluções Criativas. Outros dois programas foram lançados na ocasião: CINE+ e LAB Cidades Criativas. 

“As iniciativas culturais da Quitanda, em parceria com a Enel, falam muito da democratização do acesso à cultura que temos promovido nos últimos dois anos. Realizar esta iniciativa conjunta, entre poder público e setor privado, mostra o quanto o estado está fortalecido. Essa é a cara do Rio de Janeiro e da cultura fluminense”, ressalta a Secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, Danielle Barros.