Ementa
A experiência sonora propõe a criação de uma banda com instrumentos de percussão que possa se deslocar pelos corredores da escola. Como parte do processo criativo diversos jogos musicais são executados visando reconhecimento de timbres, entendimento de andamento musical e pulsação.
Conteúdo online
da experiência
Objetivos
Criar uma banda musical percussiva;
Trabalhar reconhecimento de diversos timbres musicais;
Vivenciar uma pulsação coletiva musical, fortalecendo a convivência em grupo.
Professora: Manuela Rodrigues
2 aulas
Identificação / Dimensões do Conhecimento
Linguagens
Componente:
Arte / Música
Eixo 3: Processos de criação e fruição
Dimensões do conhecimento: criação, crítica e fruição.
Habilidades de Arte:
Experimentar improvisações, composições e sonorização de histórias, entre outros, utilizando vozes, sons corporais e/ou instrumentos musicais convencionais ou não convencionais, de modo individual, coletivo e colaborativo.
Identificar e apreciar criticamente diversas formas e gêneros de expressão musical, reconhecendo e analisando os usos e as funções da música em diversos contextos de circulação, em especial, aqueles da vida cotidiana.
Perceber e explorar os elementos constitutivos da música (altura, intensidade, timbre, melodia, ritmo etc.), por meio de jogos, brincadeiras, canções e práticas diversas de composição/criação, execução e apreciação musical.
Explorar fontes sonoras diversas, como as existentes no próprio corpo (palmas, voz, percussão corporal), na natureza e em objetos cotidianos, reconhecendo os elementos constitutivos da música e as características de instrumentos musicais variados.
Explorar diferentes formas de registro musical não convencional (representação gráfica de sons, partituras criativas etc.), bem como procedimentos e técnicas de registro em áudio e audiovisual, e reconhecer a notação musical convencional.
Componente:
Língua Portuguesa
Habilidades de Língua Portuguesa:
ORALIDADE, aprofundam-se o conhecimento e o uso da língua oral, as características de interações discursivas e as estratégias de fala e escuta em intercâmbios orais.
Expressar-se em situações de intercâmbio oral com clareza, preocupando-se em ser compreendido pelo interlocutor e usando a palavra com tom de voz audível, boa articulação e ritmo adequado.
Escutar, com atenção, falas de professores e colegas, formulando perguntas pertinentes ao tema e solicitando esclarecimentos sempre que necessário.
Atribuir significado a aspectos não linguísticos (paralinguísticos) observados na fala, como direção do olhar, riso, gestos, movimentos da cabeça (de concordância ou discordância), expressão corporal, tom de voz.
Identificar finalidades da interação oral em diferentes contextos comunicativos (solicitar informações, apresentar opiniões, informar, relatar experiências etc.)
Cantar cantigas e canções, obedecendo ao ritmo e à melodia.
Matemática
Componente:
Matemática
Habilidades de Matemática:
Descrever um padrão (ou regularidade) de sequências repetitivas e de sequências recursivas, por meio de palavras, símbolos ou desenhos.
Descrever os elementos ausentes em sequências repetitivas e em sequências recursivas de números naturais, objetos ou figuras.
Identificar e registrar, em linguagem verbal ou não verbal, a localização e os deslocamentos de pessoas e de objetos no espaço, considerando mais de um ponto de referência, e indicar as mudanças de direção e de sentido.
Esboçar roteiros a ser seguidos ou plantas de ambientes familiares, assinalando entradas, saídas e alguns pontos de referência.
Organizar e ordenar objetos familiares ou representações por figuras, por meio de atributos, tais como cor, forma e medida.
Identificar e nomear figuras planas (círculo, quadrado, retângulo e triângulo) em desenhos apresentados em diferentes disposições ou em contornos de faces de sólidos geométricos.
Construir sequências de números naturais em ordem crescente ou decrescente a partir de um número qualquer, utilizando uma regularidade estabelecida.
Ciências Humanas
Componente:
Geografia
Habilidades de Geografia:
Identificar e relatar semelhanças e diferenças de usos do espaço público (praças, parques) para o lazer e diferentes manifestações.
Discutir e elaborar, coletivamente, regras de convívio em diferentes espaços (sala de aula, escola etc.).
Sequência Didática
Momento 1:
Reunir os/as estudantes em uma roda, com vários instrumentos musicais percussivos (tambor, caxixi, pandeiro, reco-reco e outros) e de sopro (apitos, flautas doces, flauta de madeira, etc…).
Convidar os/as estudantes a olharem os instrumentos por um tempo, reconhecendo e identificando seus nomes
Em seguida, cada estudante vai ao centro e escolhe um instrumento.
De pé em roda, pedir que cada estudante tente descobrir a forma de tocar aquele instrumento. Cada estudante irá testar de que maneira ele/a consegue “tirar som” do instrumento que escolheu, numa investigação sem que o/a professor/a o/a oriente inicialmente. Depois cada um/a da roda demonstra o que descobriu e todos/as procuram sugerir outras e novas maneiras de tocar aqueles instrumentos, criando outras formas coletivas de execução, com orientação do/a professor/a.
Em seguida, pedir que cada um/a na roda toque o seu instrumento, um/a de cada vez até que passe por todos/as que estão na roda. Todos/as tocam juntos, ao mesmo tempo e depois um momento de expressão livre.
Momento 2:
Selecionar quatro diferentes instrumentos (pandeiros, caxixis, apitos, reco-reco). (Podem ser outros tipos de instrumentos disponíveis na escola, desde que sejam quatro tipos diferentes e em quantidade para cada tipo).
Em seguida, misturar todos os instrumentos no meio da sala e pedir que os/as estudantes os separem os por identidades (famílias sopro, percussão, corda…).
Depois dividir a sala em quatro grupos e cada grupo representará uma família de instrumentos.
Em seguida, indicar, através de cartazes com imagens dos instrumentos, de cada família de instrumentos, existentes na sala. Ao mostrar o cartaz com imagem do CAXIXIS, somente os CAXIXIS tocam; ao mostrar o cartaz com imagens dos PANDEIROS, somente os PANDEIROS tocam e assim por diante. Obs.: Será necessário ter cartazes com os desenhos de cada família (Um cartaz para os tambores, outro para os caxixis, outro para os apitos, etc…), além de cartazes de combinações das família (tambor + caxixi, apito + tambor, etc…) e um cartaz escrito TODOS/AS TOCAM. O/A professor/a convida alguns/algumas alunos/as para irem ao centro e mostrar as figuras enquanto os/as outros/as tocam.
Jogo Forte e Fraco – Ainda divididos/as nos quatro grupos o/a professor/a traz um novo estímulo pedindo aos/as estudantes que toquem FORTE ou FRACO, trabalhando intensidade. O/A professor/a pode utilizar cartelas coloridas correspondentes às intensidades: “vermelho”, todos/as devem tocar FORTE, quando mostrar o “amarelo”, todos/as devem tocar FRACO. Podem ser utilizadas cartelas com formas geométricas ao invés de cores. Em seguida, sugere que os/as estudantes vão ao centro e experimentem conduzir esta atividade, fazendo uso das cartelas com cores, figuras e sons correspondentes.
Momento 3:
Dividir a turma em quatro grupos sendo que cada um/a assume um instrumento.
Em roda (o/a professor/a no centro), iniciar a marcação do tempo/do andamento da música com o pé. Caminhadas firmes num ritmo constante. Enquanto marcam o tempo com o pé, tocam os instrumentos dentro desse mesmo tempo. (explicação em vídeo)
Criar quatro células rítmicas simples que possam ser repetidas várias vezes. Cada grupo escolhe uma célula, executa e ensaiam de forma que todos/as os/as quatro possam repetir e executar o seu tema. (explicação em vídeo)
Cada grupo toca sua célula rítmica e depois todos/as tocam juntos/as. Primeiro treinar fazer isso parados/as e depois andando ocupando o espaço, todos/as no mesmo ritmo. Quando estiverem seguros/as, após os ensaios, os/as estudantes podem sair caminhando pela escola, fazendo uma grande caminhada rítmica itinerante. (explicação em vídeo)
Recursos Didáticos
Instrumentos percussivos variados – tambores, caxixis, pau de chuva, pauzinho de madeira, metalofone.
Instrumento de sopro – apitos diversos, flauta pan, flauta doce, flauta de embolo, flauta de madeira.
Resultados Esperados
Coesão do grupo, reconhecimento de timbres, entendimento de andamento e pulsação rítmica.
Proposta de avaliação
Avaliação processual. Pode ser feita uma roda de compartilhamento ao final de cada.
Proposta de continuidade
A depender de como a atividade se desenvolva e a turma demonstre interesse, pode- se evoluir para inclusão de outros instrumentos como violões, se houver alguém que toque na sala, bem como é possível adicionar o Canto a execução da banda de percussão.
Referências básicas
BELLOCHIO, C. R. Educação Musical e profissionais dos anos iniciais de escolarização: formação inicial e práticas educativas.