Ementa
Possibilitar através da técnica de mosaico desenvolvida na Casa da Flor a experiência de criação de objetos de arte utilizando materiais considerados de descarte.
Conteúdo online
da experiência
Objetivos
Conhecer a técnica de mosaico;
Compreender as possibilidades da criação artística com a utilização de matérias considerado inutilizáveis;
Experienciar a construção de uma obra;
Incentivar ao/a estudante sobre a pesquisa da história da Casa da Flor;
Incentivar o uso de aparelhos móveis como ferramenta de criação;
Pesquisar as possibilidades de uso de materiais.
Professora: Thiago Romero
3 aulas
Identificação / Dimensões do Conhecimento
Linguagens
Componente:
Arte / Artes Visuais e Sustentabilidade
Eixo 2: Elementos da linguagem e materialidades
Dimensões do conhecimento: criação, estesia, expressão e fruição.
Habilidades de Arte:
Incentivar ao aluno a experiência de criação de um objeto tridimensional utilizando a técnica do mosaico inspirado na poética da Casa Flor, utilizando materiais recicláveis, sucata, objetos de descarte como ferramenta de análise, pesquisa e criação artística.
Desenvolver processos de criação em artes visuais, de modo individual, coletivo e colaborativo, fazendo uso de materiais, instrumentos e recursos convencionais, alternativos e digitais.
Dialogar com princípios conceituais, proposições temáticas, repertórios imagéticos e processos de criação nas suas produções visuais.
Problematizar questões políticas, sociais, econômicas científicas, tecnológicas e culturais, por meio de exercícios, produções, intervenções e apresentações artísticas.
Desenvolver a autonomia, a crítica, a autoria e o trabalho coletivo e colaborativo nas artes.
Desenvolver a autonomia, a crítica e o trabalho coletivo e colaborativo nas artes.
Componente:
Língua Portuguesa
Habilidades de Língua Portuguesa:
CAMPO DAS PRÁTICAS DE ESTUDO E PESQUISA – Trata-se de ampliar e qualificar a participação dos jovens nas práticas relativas ao estudo e à pesquisa, por meio de:
Compreensão dos interesses, atividades e procedimentos que movem as esferas científica, de divulgação científica e escolar.
Reconhecimento da importância do domínio dessas práticas para a compreensão do mundo físico e da realidade social, para o prosseguimento dos estudos e para formação para o trabalho.
Desenvolvimento de habilidades e aprendizagens de procedimentos envolvidos na leitura/escuta e produção de textos pertencentes a gêneros relacionados ao estudo, à pesquisa e à divulgação científica.
Comparar, com a ajuda do professor, conteúdos, dados e informações de diferentes fontes, levando em conta seus contextos de produção e referências, identificando coincidências, complementaridades e contradições, de forma a poder identificar erros/imprecisões conceituais, compreender e posicionar-se criticamente sobre os conteúdos e informações em questão.
Articular o verbal com os esquemas, infográficos, imagens variadas etc. na (re)construção dos sentidos dos textos de divulgação científica e retextualizar do discursivo para o esquemático – infográfico, esquema, tabela, gráfico, ilustração etc. – e, ao contrário, transformar o conteúdo das tabelas, esquemas, infográficos, ilustrações etc. em texto discursivo, como forma de ampliar as possibilidades de compreensão desses textos e analisar as características das multissemioses e dos gêneros em questão.
Planejar textos de divulgação científica, a partir da elaboração de esquema que considere as pesquisas feitas anteriormente, de notas e sínteses de leituras ou de registros de experimentos ou de estudo de campo, produzir, revisar e editar textos voltados para a divulgação do conhecimento e de dados e resultados de pesquisas, tais como artigo de divulgação científica, artigo de opinião, reportagem científica, verbete de enciclopédia, verbete de enciclopédia digital colaborativa, infográfico, relatório, relato de experimento científico, relato (multimidiático) de campo, tendo em vista seus contextos de produção, que podem envolver a disponibilização de informações e conhecimentos em circulação em um formato mais acessível para um público específico ou a divulgação de conhecimentos advindos de pesquisas bibliográficas, experimentos científicos e estudos de campo realizados.
Matemática
Componente:
Matemática
Habilidades de Matemática:
Reconhecer, nomear e comparar figuras geométricas espaciais (cubo, bloco retangular, pirâmide, cone, cilindro e esfera), relacionando-as com objetos do mundo físico. Figuras geométricas planas (círculo, quadrado, retângulo e triângulo): reconhecimento e características.
Reconhecer, comparar e nomear figuras planas (círculo, quadrado, retângulo e triângulo), por meio de características comuns, em desenhos apresentados em diferentes disposições ou em sólidos geométricos.
Ciências Humanas
Componente:
Geografia
Habilidades de Geografia:
Identificar e elaborar diferentes formas de representação (desenhos, mapas mentais, maquetes) para representar componentes da paisagem dos lugares de vivência.
Identificar e interpretar imagens bidimensionais e tridimensionais em diferentes tipos de representação cartográfica.
Reconhecer e elaborar legendas com símbolos de diversos tipos de representações em diferentes escalas cartográficas.
Avaliar, por meio de exemplos extraídos dos meios de comunicação, ideias e estereótipos acerca das paisagens e da formação territorial do Brasil. Conexões e escalas Formação territorial do Brasil.
Analisar a influência dos fluxos econômicos e populacionais na formação socioeconômica e territorial do Brasil, compreendendo os conflitos e as tensões históricas e contemporâneas.
Selecionar argumentos que reconheçam as territorialidades dos povos indígenas originários, das comunidades remanescentes de quilombos, de povos das florestas e do cerrado, de ribeirinhos e caiçaras, entre outros grupos sociais do campo e da cidade, como direitos legais dessas comunidades. Características da população brasileira.
Analisar a distribuição territorial da população brasileira, considerando a diversidade étnico-cultural (indígena, africana, europeia e asiática), assim como aspectos de renda, sexo e idade nas regiões brasileiras. Mundo do trabalho Produção, circulação e consumo de mercadorias.
Relacionar fatos e situações representativas da história das famílias do Município em que se localiza a escola, considerando a diversidade e os fluxos migratórios da população mundial.
Componente:
História
Habilidades de História:
Discutir a noção da tutela dos grupos indígenas e a participação dos negros na sociedade brasileira do final do período colonial, identificando permanências na forma de preconceitos, estereótipos e violências sobre as populações indígenas e negras no Brasil e nas Américas.
Identificar as tensões e os significados dos discursos civilizatórios, avaliando seus impactos negativos para os povos indígenas originários e as populações negras nas Américas.
Identificar os processos de urbanização e modernização da sociedade brasileira e avaliar suas contradições e impactos na região em que vive.
Sequência Didática
Momento 1:
Apresentar aos/as estudantes os objetivos da aula quais os critérios de avaliação e os procedimentos da aula.
Fazer uma fala apresentando aos alunos a história da Casa da Flor.
Instigar os/as estudantes com perguntas sobre a construção de objetos feitos de caco, observando sua materialidade e poética.
Conceber ou escolher objetos como base para serem trabalhados utilizando a técnica de construção de mosaico.
Ao final, solicitar aos/as estudantes materiais de descarte que possam ser utilizados na criação dos objetos (caixas, vasos, copo, etc).
Momento 2:
Pedir aos/as estudantes para selecionarem os materiais que trouxeram somados aos que o/a professor/a dispõe. É possível escolher um objeto pronto para revestir com os cacos ou a partir dos cacos criar um objeto tridimensional. Pode ser uma caixa, uma carteira, um copo.
Estimular os/as estudantes a desenvolver um projeto crítico de criação de objeto pensando nos materiais escolhidos e no processo de construção.
Iniciar a criação dos objetos, individualmente ou divididos em grupos.
Momento 3:
Dar continuidade a criação dos objetos.
Instigar o acabamento e finalização do objeto, provocando o/a estudante a pensar sobre sua construção, através de conceitos, narrativas e histórias do objeto.
Dividir os/as estudantes em grupos para a experimentar a utilização dos materiais, planejando a apresentação do mesmo no próximo momento.
Momento 4:
Apresentar o material finalizado. O/A estudante pode falar sobre o uso dos materiais (o que escolheram para criação do objeto), os processos de criação (como utilizaram os materiais), a forma de construção (as dificuldades e soluções) e até mesmo apresentar a peça em forma de narrativa ficcional.
Recursos Didáticos
Cola, massa para mosaico, cacos de azulejo, sucata, materiais de descarte, tesoura, arame, objetos diversos.
É importante ressaltar que tudo pode ser aproveitado como material para compor o objeto de arte a ser construído com os estudantes.
Resultados Esperados
Espera-se que os/as estudantes vivenciem um processo de criação artística através dos mosaicos de forma articulada a uma reflexão crítica, fortalecendo os diálogos com a arte e a cultura.
Proposta de avaliação
A avaliação será processual ao longo da aplicação do conteúdo, mas também sob alguns aspectos que serão apresentados para os/as estudantes: participação em discussões sobre o assunto da aula; participação na experiência de construção da obra; interesse demonstrado nas atividades.
Proposta de continuidade
Com o conteúdo desenvolvido na atividade o/a professor/a pode realizar uma exposição com os objetos criados, propor o uso desses objetos como elementos decorativos do ambiente escolar, ou ainda, experimentar escolher um espaço para decorar, por exemplo uma parede, uma porta, uma janela, trazendo um pouco da Casa da Flor para dentro da escola.
Referências básicas
ZALUAR, Amélia. A Casa da Flor – tudo caquinho transformado em beleza. Rio de Janeiro: Editora Fólio Digital, 2012.
Material Complementar
Referências sobre a técnica do mosaico
http://artenositiomosaicos.blogspot.com/2012/03/tutorial-simples-de-mosaico.html
http://artesanato.culturamix.com/materiais/caixas/tutorial-de-caixa-em-mosaico
Vídeos Sugeridos
Quem foi Gabriel Joaquim dos Santos da Casa da Flor?
https://www.youtube.com/watch?v=hg1_5zGlpZk
Casa da Flor – Do Lixo à Beleza
https://www.youtube.com/watch?v=a9wl7cuEyMs
Casa da Flor
https://www.youtube.com/watch?v=-XKrnPrqhwA