A 5ª edição do programa Escolas Criativas está acontecendo na cidade de Itapipoca, no Ceará, e agora está marcando presença na comunidade indígena Tremembé da Barra do Mundaú. Os professores do local estão tendo aulas ao longo dos sábados do mês de junho, das 8h às 13h, com o professor Thiago Patrício.

As aulas acontecem a partir da Pedagogia Griô, que tem como alguns de seus princípios a construção em comunidade, o fortalecimento da identidade, o vínculo com a ancestralidade e o direito à vida. Assim, serão abordados conceitos e desdobramentos da cultura, ancestralidade, identidade e tradição oral a partir das vivências de cada um, buscando a troca de conhecimentos e a facilitação de rituais de vínculo.

 

Thiago Patrício é agente cultural, contador de histórias, artista do corpo, brincante popular e griô aprendiz de mestres dos saberes das oralidades. Além disso, é graduado em História pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) e formado como Educador Griô pela Escola de Formação em Pedagogia Griô (BA).

 

As atividades do programa recomeçaram em abril com apresentações artísticas, como concertos didáticos, espetáculos de dança e teatro em escolas municipais com o intuito de estimular a conexão de crianças e jovens com temáticas culturais. Além disso, já ocorreram os cursos de Arte-Educação e História da Arte, voltados para professores da rede municipal de ensino de Itapipoca, e o de Musicalização, voltado para os estudantes da rede municipal de Itapipoca e conduzido pelo músico Orlângelo Leal Martins.

 

O Programa Escolas Criativas conta com apoio cultural da Enel Distribuição Ceará, apoio institucional do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura, e parceria da Prefeitura Municipal de Itapipoca.