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Os estudantes criam uma banda com instrumentos de percussão que possa se deslocar pelos corredores da escola. Vivenciando uma pulsação coletiva musical, o processo criativo envolve diversos jogos musicais que são executados visando reconhecimento de timbres, entendimento de andamento musical e pulsação.
Experiências relacionadas a brinquedos e brincadeiras da cultura popular brasileira, a partir do trabalho com diferentes linguagens artísticas, integrando o cantar, o dançar e o contar. Oportunidade de trabalho com o território do brincar na sua diversidade cultural e étnica de diferentes regiões do país.
Sequência didática que promove a produção de objetos de arte utilizando a técnica de mosaico, a partir de materiais considerados de descarte.
A experiência visa a criação de uma composição musical na forma canção a partir da vivência de três elementos musicais: a Letra, a Melodia e o Arranjo. Como resultado final será feito um registro (gravação) dessas músicas criadas pelos/as estudantes em dispositivos móveis.
Laboratório de investigação acerca da cultura local e regional a fim de conhecer, fruir, aprofundar e analisar criticamente as práticas e produções artísticas dos povos da região, das comunidades e de diversas sociedades do entorno. Desenvolvimento de um processo artístico a partir dessa investigação.
Processo criativo a partir do estudo das máscaras africanas em diálogo com os contos africanos partindo da presença do Griot (mestre da cultura ancestral). A sequência didática centra-se no lúdico, no imaginário infantil e na relação com os povos originários que integram as culturas de matrizes africanas.
Experiência de desenvolvimento de projeto coletivo interdisciplinar de Dança e Fotografia, tendo como ponto de partida a investigação de imagem e movimento do corpo no espaço escolar. Desse modo, as atividades aqui investigam e ressignificam os espaços da escola a partir do próprio corpo.
Processo criativo partindo de experiências documentais tendo como recorte os trabalhos dos artistas Mariana Abramovic, José Leonilson e Jean Michel Basquiat. A investigação e produção exploram o repertório pessoal dos estudantes e aponta para questões da autorepresentação, memória e autobiografia.
Exercício de criação literária (história em quadrinhos impressa em pequeno livreto artesanal) em que os estudantes se imaginam no futuro, representando escolhas, projetos de vida, possibilidades de trabalho, projeção de contextos socioambientais e urbanos.
Processo criativo cênico autoral, coletivo e colaborativo a partir das composições de narrativas poéticas-identitárias. Experiência que promove o fazer teatral em articulação interdisciplinar, no qual os estudantes refletem sobre o conteúdo escolar e buscam uma síntese criativa, a partir de seu ponto de vista.
Execução de um diário de bordo coletivo para expressão e criação de narrativas poéticas-identitárias, como forma de investigar, conhecer, reconhecer e compreender o corpo-sujeito como protagonista de diálogos e escutas entre o eu, o outro e o mundo, considerando possíveis interdisciplinaridades entre os componentes curriculares.
Procedimentos de investigação corporal em dança e jogos coletivos, tendo em vista a criação artística entre o movimento corporal e a música. Essa sequência didática provoca entendimentos espaciais e temporais estimulados pela ludicidade, imaginação, memória, invenção e a interação entre os participantes.
Ao analisar a interação das linguagens da dança e do audiovisual, essa experiência é um laboratório de criação fílmica focado na relação entre referenciais audiovisuais de dança (tradicional e contemporânea) e criação coreográfica, tendo como parâmetros de observação e ação corporal os fatores de movimento: tempo, peso, fluência e espaço.
Possibilitar através da câmera fotográfica dos dispositivos móveis dos estudantes a experiência em registros de pontos da cidade de Niterói, observando como material de criação a influência existente na cidade de vestígios da cultura indígena como nomes de rua, monumentos, construções arquitetônicas.
Trata-se de um processo de criação de lambe-lambes e em seguida de intervenção urbana. A experiência prevê a discussão das questões de disputa de território e demarcação de terra dos povos indígenas, a partir do trabalho do artista indígena Denilson Baniwa e das heranças indígenas dos estudantes em seu próprio território.
Processo criativo a partir do estudo de pinturas corporais inspiradas nas comunidades africanas SURMA e MURSI utilizando o corpo dos estudantes como suporte para criação visual. A atividade centraliza-se no lúdico, no imaginário infantil e no contato com as culturas de matriz africana com ênfase na pintura corporal.
Experiência que visa a elaboração de uma playlist (lista de músicas) coletiva pelos estudantes, que retrate sua realidade, do seu bairro, da escola e dos amigos. Essa playlist será executada no ambiente da escola, no momento do intervalo ou outro momento selecionado pela turma, fortalecendo conceitos de identidade, pertencimento e coletividade.
Criar narrativas poéticas expressas em diferentes possibilidades de articulação interdisciplinar a partir do uso do papel ao papelão. Desse modo, investigar e estimular a imaginação criadora, conhecendo, reconhecendo e compreendendo o corpo-sujeito como protagonista de diálogos e escutas entre o eu, o/a outro/a e o mundo.
Configurações estéticas integrando diferentes linguagens artísticas para a criação a partir da investigação da memória e seus entendimentos culturais, sociais, éticos, políticos versando sobre o patrimônio artístico nacional, material e imaterial, com suas histórias e diferentes visões de mundo.
A partir de diferentes linguagens, os estudantes construirão coletivamente um blog (ou alguma plataforma virtual similar) para expressar e partilhar informações, sentimentos e pertencimentos coletivos em torno da escola e seus contextos identitários.
Criar narrativas poéticas expressas em diferentes possibilidades de articulação interdisciplinar a partir do uso de material de sucata. Desse modo, investigar e produzir um processo criativo de escrita poética colaborativa e coletiva com possibilidades de articulação interdisciplinar.
Articular e mapear as experiências expressas em narrativas poéticas em dispositivo móvel e criar improvisações cênicas que investiguem diferentes elementos presentes na composição teatral. A referência para criação é o olhar do sujeito sobre as cartografias que compõem seu trajeto da casa para escola, da escola para casa.
A experiência utiliza como ponto central a música “Aie Ntooto Nilé”, que significa “Terra, Terra, Terra” em Jeje, Banto e Nagô (idiomas do continente africano). Os elementos da música são utilizados para trabalhar conceitos musicais de ritmo e tempo no corpo e na voz em interface com africanidades e negritudes.