Aberto ao público, o Festival apresenta espetáculos de dança, exposição fotográfica e colóquio sobre cultura, criatividade e educação
Uma celebração à cultura, à arte, à criatividade e à educação. Assim é o Festival Escolas Criativas, que acontece entre os dias 01 e 03 de dezembro, no Núcleo de Arte Educação e Cultura (NAEC Jijoca), em Jijoca de Jericoacoara, e na Vila de Jericoacoara. Em 2021, o Festival Escolas Criativas articula artes visuais, contação de histórias e dança para proporcionar momentos de reflexão e fruição.
Totalmente gratuito, educadores, produtores culturais, gestores, artistas, alunos das escolas públicas da cidade e interessados em cultura de modo geral podem ter acesso a diversas manifestações culturais e debates importantes sobre a temática. A “Cultura e Criatividade para Educação no Século XXI” é um dos temas tratados no evento.
A partir de apresentações musicais, espetáculos de dança, uma exposição fotográfica e um colóquio que debate sobre a criatividade e a cultura na educação, o público é convidado a entrar em histórias contadas através da imagem, da palavra e do corpo.
Os espetáculos de dança são produzidos por duas companhias, a Cia de Dança Rastro e Arreios Cia de Dança, que integram a Rede de Dança do Ceará, um programa voltado para a formação, criação e a difusão em dança envolvendo grupos, instituições, artistas e agentes culturais atuantes no segmento.
O Festival Escolas Criativas tem patrocínio da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) e Enel Distribuição Ceará. Com produção da Cinco Elementos Produções, o festival é realizado pela Quitanda Soluções Criativas e Instituto BR, com correalização da Prefeitura Municipal de Jijoca de Jericoacoara. O projeto é apoiado pela Secretaria Estadual de Cultura (Secult) e Governo do Estado do Ceará.
Debates sobre educação
Dentro da programação, acontece o colóquio “Cultura e Criatividade para Educação no Século XXI”. O debate, que traz gestores e pesquisadores da educação, conta com dois painéis. O encontro visa compartilhar experiências do programa Escolas Criativas e discutir programas educacionais das cidades de Niterói (RJ), Castilho (SP), Itapipoca (CE) e Jijoca de Jericoacoara (CE).
Nesse sentido, o colóquio, que acontece no dia 02 de dezembro, a partir das 10h, no Núcleo de Arte Educação e Cultura (NAEC Jijoca), perpassa os pilares do projeto Escolas Criativas: difusão de conhecimentos, capacitação, inovação, ensino, pesquisa e sociabilidade, são as ações implementados ao longo do projeto.
Intercâmbio cultural
Na quinta-feira (02), o Festival Escolas Criativas recebe a visita da Secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, Danielle Barros; Subsecretária Adjunta – Diretora Escola da Cultura Rio de Janeiro, Cláudia Viana; e a Secretária de Educação de Castilho, Silvania Cintra.
“Essa visita é de grande relevância, pois vamos poder trocar informações do que aconteceu em cada estado, o que foi positivo, o que pode ser melhorado e multiplicado. É também uma oportunidade de ter contato com outras realidades”, pontua Grayce Kelly Fonteles, produtora do festival. Após cinco dias de visitas, o grupo de gestores acompanha a programação do Festival Escolas Criativas, encerrando assim sua visita ao Ceará.
Por dentro da programação
A partir do dia 1º de dezembro, o Festival começa com uma apresentação musical. Cantando e Tocando História é um grupo musical formado por professores do Naec (Núcleo de Arte Educação e Cultura) da cidade de Jijoca de Jericoacoara. Os integrantes Lucas Teixeira, Alexandre Lima, Samuel Souza, Wemerson Sousa e Edson Carvalho apresentam uma proposta lúdica e totalmente inspirada na música brasileira, o grupo se apresenta com a Aula-Show “Brasil em ritmos e cores”.
Na quinta-feira (02), às 8h, o público pode conferir o lançamento da exposição fotográfica derivada da oficina ministrada pelo fotógrafo angolano mundialmente premiado, Edson Chagas. A exposição “Lentes Pelo Ambiente” é resultado das crianças e adolescentes das comunidades de Jericoacoara, Mangue Seco e Jijoca que participaram dessa oficina. A iniciativa é da AFRICANA Art Foundation em parceria com Quitanda Soluções Criativas, Museu da Fotografia de Fortaleza, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), e a Prefeitura Municipal de Jijoca de Jericoacoara.
A programação conta ainda com contação de histórias, com o espetáculo “A menina e o pássaro encantado”. No último dia do Festival, sexta-feira (03), se apresentam os grupos que fazem parte da Rede de Dança. A Cia de Dança Rastro traz o espetáculo “Espelhado” e a Arreios Cia de Dança traz ao público “Corpo Mar”.
Programação
Quarta-feira (01/12)
9h30: Apresentação musical
Local: Núcleo de Arte Educação e Cultura (NAEC Jijoca)
15h30: Apresentação musical
Local: Núcleo de Arte Educação e Cultura (NAEC Jijoca)
Quinta-feira (02/12)
8h: Lançamento da exposição fotográfica com visita guiada
Local: Escola Municipal de Ensino Fundamental Nossa Senhora da Consolação
9h30: Contação de Histórias: “A Menina e o Pássaro Encantado”
Local: Núcleo de Arte Educação e Cultura (NAEC Jijoca)
10h: Colóquio “Cultura e Criatividade para Educação no Século XXI”
Local: Núcleo de Arte Educação e Cultura (NAEC Jijoca)
15h30: Contação de Histórias: “A Menina e o Pássaro Encantado”
Local: Núcleo de Arte Educação e Cultura (NAEC Jijoca)
Sexta-feira (03/12)
9h30: Espetáculo “Espelhado” (Cia de Dança Rastro)
10h: Espetáculo “Corpo Mar” (Arreios Cia de Dança)
Local: Núcleo de Arte Educação e Cultura (NAEC Jijoca)
15h30: Espetáculo “Espelhado” (Cia de Dança Rastro)
16h: Espetáculo “Corpo Mar” (Arreios Cia de Dança)
Local: Núcleo de Arte Educação e Cultura (NAEC Jijoca)
Serviço
Festival Escolas Criativas
01 a 03 de dezembro
Jijoca de Jericoacoara e Vila de Jeri