Ementa
Experiência sonora musical que visa a elaboração de uma playlist (lista de músicas) coletiva pelos/as estudantes. Os/As estudantes irão criar uma lista de músicas em mp3 ou mp4 que retrate sua realidade, do seu bairro, da escola e dos/as seus/suas amigos/as para ser executada no ambiente da escola, no momento do intervalo ou outro momento selecionado pela turma. Através de jogos lúdicos musicais e pesquisa sonora e vivências coletivas busca-se fortalecer o conceito de identidade e pertencimento, bem como o nosso papel na coletividade.
Conteúdo online
da experiência
Objetivos
Criar uma lista de músicas coletiva;
Pesquisar sobre gênero musical e repertório na escola, no bairro e com os/as amigos/as;
Promover interação e convívio em grupo;
Fortalecer o conceito de identidade e pertencimento utilizando a música como linguagem.
Professora: Manuela Rodrigues
3 aulas
Identificação / Dimensões do Conhecimento
Linguagens
Componente:
Arte / Música e Cultura Popular
Eixo 1: Contextos identitários, matrizes estéticas e culturais
Dimensões do conhecimento: Estesia e Expressão.
Habilidades de Arte:
Analisar criticamente, por meio da apreciação musical, usos e funções da música em seus contextos de produção e circulação, relacionando as práticas musicais às diferentes dimensões da vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética e ética
Explorar e analisar, criticamente, diferentes meios e equipamentos culturais de circulação da música e do conhecimento.
Reconhecer e apreciar o papel de músicos e grupos de música brasileiros e estrangeiros que contribuíram para o desenvolvimento de formas e gêneros musicais.
Identificar e analisar diferentes estilos musicais, contextualizando-os no tempo e no espaço, de modo a aprimorar a capacidade de apreciação da estética musical.
Componente:
Língua Portuguesa
Habilidades de Língua Portuguesa:
Produzir roteiros para elaboração de vídeos de diferentes tipos (vlog científico, vídeo-minuto, programa de rádio, podcasts) para divulgação de conhecimentos científicos e resultados de pesquisa, tendo em vista seu contexto de produção, os elementos e a construção composicional dos roteiros.
Planejar resenhas, vlogs, vídeos e podcasts variados, e textos e vídeos de apresentação e apreciação próprios das culturas juvenis (algumas possibilidades: fanzines, fanclipes, e-zines, gameplay, detonado etc.), dentre outros, tendo em vista as condições de produção do texto – objetivo, leitores/espectadores, veículos e mídia de circulação etc. –, a partir da escolha de uma produção ou evento cultural para analisar – livro, filme, série, game, canção, videoclipe, fanclipe, show, saraus, slams etc. – da busca de informação sobre a produção ou evento escolhido, da síntese de informações sobre a obra/evento e do elenco/seleção de aspectos, elementos ou recursos que possam ser destacados positiva ou negativamente ou da roteirização do passo a passo do game para posterior gravação dos vídeos.
Participar de práticas de compartilhamento de leitura/recepção de obras literárias/ manifestações artísticas, como rodas de leitura, clubes de leitura, eventos de contação de histórias, de leituras dramáticas, de apresentações teatrais, musicais e de filmes, cineclubes, festivais de vídeo, saraus, slams, canais de booktubers, redes sociais temáticas (de leitores, de cinéfilos, de música etc.), dentre outros, tecendo, quando possível, comentários de ordem estética e afetiva e justificando suas apreciações, escrevendo comentários e resenhas para jornais, blogs e redes sociais e utilizando formas de expressão das culturas juvenis, tais como, vlogs e podcasts culturais (literatura, cinema, teatro, música), playlists comentadas, fanfics, fanzines, e-zines, fanvídeos, fanclipes, posts em fanpages, trailer honesto, vídeo-minuto, dentre outras possibilidades de práticas de apreciação e de manifestação da cultura de fãs.
Realizar pesquisa, a partir de recortes e questões definidos previamente, usando fontes indicadas e abertas.
Divulgar resultados de pesquisas por meio de apresentações orais, painéis, artigos de divulgação científica, verbetes de enciclopédia, podcasts científicos etc.
Respeitar os turnos de fala, na participação em conversações e em discussões ou atividades coletivas, na sala de aula e na escola e formular perguntas coerentes e adequadas em momentos oportunos em situações de aulas, apresentação oral, seminário etc.
Componente:
Língua Inglesa
Habilidades de Língua Inglesa:
Construir repertório relativo às expressões usadas para o convívio social e o uso da língua inglesa em sala de aula.
Reconhecer semelhanças e diferenças na pronúncia de palavras da língua inglesa e da língua materna e/ou outras línguas conhecidas.
Identificar a presença da língua inglesa na sociedade brasileira/comunidade (palavras, expressões, suportes e esferas de circulação e consumo) e seu significado. Avaliar, problematizando elementos/produtos culturais de países de língua inglesa absorvidos pela sociedade brasileira/comunidade.
Sequência Didática
Momento 1:
Em roda, iniciar a atividade perguntando para a turma que tipo de música os/as estudantes costumam ouvir, quais os/as artistas e gêneros. Perguntar se eles/as sabem o que é uma playlist e se já fizeram uma. Após ouvir algumas hipóteses, explicar que playlist é uma lista de reprodução de músicas, termo utilizado nas áreas de transmissão e reprodução de música em computadores e também nas rádios e atuais plataformas digitais com o Top 10, Top 50.
Estimular e convidar os/as estudantes a iniciarem a criação de uma playlist personalizada com músicas que representem a juventude e o contexto em que estão inseridos/as.
Estimular conversas em duplas, sub-grupos e no final em círculo socializar as primeiras músicas lembradas, escolhidas neste primeiro momento.
Momento 2:
Retomando a pesquisa do momento anterior, distribuir papéis A4 e pedir que os/as estudantes listem por escrito as músicas identificadas e escolhidas até então, procurando categorizar/agrupar por os gêneros musicais (Funk, Rock, Reggae, Pop), instrumental ou canções cantadas; ou até como ele/a costuma ouvir música (nas rádios, plataformas digitais, Youtube,etc…).
Dividir a sala em 4 grupos, onde os/as estudantes possam compartilhar as escolhas individuais e criar uma única lista por grupo, incluindo o máximo de músicas que puderem.
Em seguida, cada estudante irá levar essa lista contendo mais nomes de músicas para casa e irá acrescentar a essa lista outras músicas a partir de uma pesquisa entre os seus familiares, amigos/as do bairro, da escola e de outros ambientes que frequentam (Igrejas, grupos comunitários, etc.). Procurar repetir as mesmas perguntas iniciais: quais músicas costumam ouvir?, que gênero musical?, que artistas? e como costuma ouvir música?
Momento 3:
Retomar a divisão em 4 grupos, de modo que os/as estudantes possam compartilhar as novas listas contendo as músicas da família e dos/as amigos/as e criar uma nova lista contendo o máximo de músicas possível, sendo que as músicas que se repetem devem aparecer na lista somente uma vez. Agrupar por categorias de gêneros. Cada grupo faz uma única lista.
Reunir as listas dos grupos num grande papel ou no quadro, cruzando os nomes das músicas, gêneros, artistas e de onde os/as jovens encontram essas músicas para ouvir, formando uma lista única com o máximo de nomes possíveis. (Caso haja computador, registrar no computador)
Em seguida, com a lista única pronta, definir uma ordem de escuta para o/a ouvinte, como numa rádio, e criar uma playlist para ser executada em ambientes da escola. Para isso será necessário baixar o mp3 ou mp4 de todas as canções que fazem parte da lista e colocar na ordem. O local para encontrar as músicas foi indicado nas atividades anteriores quando eles/as indicam os locais onde ouvem música. Os/As estudantes devem dar um nome criativo a essa playlist criada por eles/as, como um batismo. Essa atividade envolve uma reflexão do significado de cada música e de que forma cada uma delas se relaciona com a outra, refletindo uma diversidade de ritmos, gêneros e temáticas.
Recursos Didáticos
Papel, lápis variados, aparelho de som, quadro, papel metro, computador ou dispositivo móvel e acesso a internet.
Resultados Esperados
Construir e ampliar o repertório de canções para desenvolver memória, Escutar obras musicais de diversos gêneros, estilos, épocas e culturas, da produção musical brasileira e de outros povos e países, reconhecer elementos musicais básicos: frases, partes, elementos que. Acessar informações sobre as obras ouvidas e sobre seus/suas compositores/as para iniciar seus conhecimentos sobre a produção.
Proposta de avaliação
Avaliação processual através da roda de Conversa e compartilhamento ao final das aulas, e, do registro de resultados a cada etapa do trabalho.
Proposta de continuidade
Articular juntamente com a escola uma forma de executar a playlist musical criada pelos/as estudantes. Pode ser no momento do intervalo no turno oposto, ou qualquer outro momento que entenda apropriado. Os/As estudantes podem compartilhar a Playlist em seus grupos sociais, no bairro e redes.
Referências básicas
BEM, L (Orgs.). Ensino de música: propostas para pensar e agir em sala de aula. São Paulo: Moderna, 2003.
CHIARELLI, L. K. M. A música como meio de desenvolver a inteligência e a integração do ser, Revista Recre@rte Nº3 Junho 2005: Instituto Catarinense de Pós-Graduação.