Promover uma educação integrada, a cidadania e o desenvolvimento a partir dos pilares da Cultura, Sustentabilidade e Inovação. É com essa proposta que o programa Escolas Criativas se configura, buscando potencializar a escola como lugar de criação e difusão de conhecimentos e pensando a cultura e a criatividade como bases centrais para o desenvolvimento da educação brasileira.
Usando a inovação tecnológica a favor de novas metodologias de ensino e fortalecendo o ambiente escolar como espaço central na articulação com a comunidade, o programa desenvolve suas ações a partir dos eixos:
A partir desses eixos de atuação, foram desenvolvidas ações em diferentes perfis, adequando-se às necessidades e demandas de cada território.
O Programa possui uma metodologia própria que alinha o uso de tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs) a uma formação humana integral, tendo a cultura e a sustentabilidade como pilares estratégicos, entendendo o educador como figura mediadora e o estudante como protagonista desse novo processo de aprendizagem.
A metodologia Escolas Criativas é orientada com base nas seguintes diretrizes:
A metodologia Escolas Criativas parte do pressuposto que esses temas são a base para a formação de princípios éticos, de cidadania, de criatividade, de inclusão e de sustentabilidade. O reconhecimento da importância dos conteúdos e da abordagem específica é o que promove um novo modo de lecionar nas escolas, ampliando perspectivas de aprendizagem e possibilitando, por meio do acesso a uma diversidade de temáticas e metodologias, o estímulo a novas inteligências, à pesquisa, a experimentações criativas e convivência com novas possibilidades estéticas e educacionais.