O programa Escolas Criativas é finalista na categoria Tecnologia do Prêmio Brasil Criativo, premiação oficial da Economia Criativa brasileira, que visa dar reconhecimento aos negócios criativos em funcionamento no país.

Desde 2020, o programa implementa ações de difusão, formação, inovação e pesquisa dentro das escolas dos estados do Rio de Janeiro e do Ceará, além de promover ações culturais no ambiente escolar. O programa também prevê a requalificação das instalações físicas das escolas contempladas.

O Programa Escolas Criativas é uma realização da Quitanda Soluções Criativas e do Instituto BR, com produção executiva da Cinco Elementos e consultoria executiva da Marco Zero. No Rio de Janeiro, tem patrocínio da Enel e da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro (SECEC).

“A Quitanda Soluções Criativas, desde o seu início, tem o compromisso de levar iniciativas nas áreas da cultura, educação e sustentabilidade para o maior número de pessoas possíveis. Descentralizar essas ações, como é o caso do Escolas Criativas e do CINE+, que atendem municípios fluminenses, é de extrema importância para fomentar o desenvolvimento sociocultural”, explica Paulo Feitosa, CEO da Quitanda Soluções Criativas.

 

Sobre o prêmio

O Prêmio Brasil Criativo é um reconhecimento aos negócios criativos criados no país. Vários setores da economia criativa participam da premiação: Arquitetura, Arte Urbana, Artesanato, Criação de Conteúdo, Design, Games, Gastronomia, Moda, Música, Publicidade, Startups e Tecnologia, além de um reconhecimento especial para Líderes, Comunidades e Territórios Criativos.

Em sua 4ª edição, o Prêmio Brasil Criativo atua para aumentar a conscientização para o valor da criatividade como matéria-prima para o desenvolvimento social, tecnológico e econômico sustentável. A premiação dos vencedores acontece no dia 24 de janeiro, com a entrega dos troféus às iniciativas premiadas.