Ementa

Experienciar, investigar, conhecer, reconhecer e compreender o corpo-sujeito como protagonista de diálogos e escutas entre o eu, o/a outro/a e o mundo, execução de um diário de bordo coletivo para expressão e criação de narrativas poéticas-identitárias com possibilidades de articulação interdisciplinar.

 

Objetivos

 

Criar narrativas poéticas-identitárias expressas num diário de bordo coletivo com ênfase na interdisciplinaridade entre os componentes curriculares;

Abordar e compreender o corpo e seus processos identitários. Promover diálogos e escutas entre os sujeitos da sala de aula.

 

 

Professora: Débora Landim

 

4 aulas

 

 

 

Identificação / Dimensões do Conhecimento

 

Linguagens

Componente:

Arte / Teatro e Patrimônio

Eixo 1: Contextos identitários, matrizes estéticas e culturais
Dimensões do conhecimento: criação, estesia e fruição.
Habilidades de Arte:

Experimentar, reconhecer e apreciar formas distintas de possibilidades artísticas.

Cultivar a percepção, o imaginário e a capacidade de simbolizar.

 

Componente:

Língua portuguesa

Habilidades de Língua portuguesa:

Produzir textos em diferentes gêneros, considerando sua adequação ao contexto produção e circulação – os enunciadores envolvidos, os objetivos, o gênero, o suporte, a circulação -, ao modo (escrito ou oral; imagem estática ou em movimento etc.), à variedade linguística e/ou semiótica apropriada a esse contexto, à construção da textualidade relacionada às propriedades textuais e do gênero), utilizando estratégias de planejamento, elaboração, revisão, edição, reescrita/redesign e avaliação de textos, para, com a ajuda do professor e a colaboração dos colegas, corrigir e aprimorar as produções realizadas, fazendo cortes, acréscimos, reformulações, correções de concordância, ortografia, pontuação em textos e editando imagens, arquivos sonoros, fazendo cortes, acréscimos, ajustes, acrescentando/ alterando efeitos, ordenamentos etc.

Analisar, em gêneros orais que envolvam argumentação, os efeitos de sentido de elementos típicos da modalidade falada, como a pausa, a entonação, o ritmo, a gestualidade e expressão facial, as hesitações etc.

Produzir, revisar e editar textos reivindicatórios ou propositivos sobre problemas que afetam a vida escolar ou da comunidade, justificando pontos de vista, reivindicações e detalhando propostas (justificativa, objetivos, ações previstas etc.), levando em conta seu contexto de produção e as características dos gêneros em questão.

Comparar, com a ajuda do professor, conteúdos, dados e informações de diferentes fontes, levando em conta seus contextos de produção e referências, identificando coincidências, complementaridades e contradições, de forma a poder identificar erros/imprecisões conceituais, compreender e posicionar-se criticamente sobre os conteúdos e informações em questão.

Definir o recorte temático da entrevista e o entrevistado, levantar informações sobre o entrevistado e sobre o tema da entrevista, elaborar roteiro de perguntas, realizar entrevista, a partir do roteiro, abrindo possibilidades para fazer perguntas a partir da resposta, se o contexto permitir, tomar nota, gravar ou salvar a entrevista e usar adequadamente as informações obtidas, de acordo com os objetivos estabelecidos.

 

Ciências da Natureza

Componente:

Ciências

Habilidades de Ciências:

Explicar a organização básica das células e seu papel como unidade estrutural e funcional dos seres vivos.

Concluir, com base na análise de ilustrações e/ou modelos (físicos ou digitais), que os organismos são um complexo arranjo de sistemas com diferentes níveis de organização.

 

Ciências Humanas

Componente:

Geografia

Habilidades de Geografia:

Analisar modificações de paisagens por diferentes tipos de sociedade, com destaque para os povos originários.

Relacionar fatos e situações representativas da história das famílias do Município em que se localiza a escola, considerando a diversidade e os fluxos migratórios da população mundial.

Identificar diferentes manifestações culturais de minorias étnicas como forma de compreender a multiplicidade cultural na escala mundial, defendendo o princípio do respeito às diferenças.

 

Componente:

História

Habilidades de História:

Descrever modificações da natureza e da paisagem realizadas por diferentes tipos de sociedade, com destaque para os povos indígenas originários e povos africanos, e discutir a natureza e a lógica das transformações ocorridas.

Identificar e analisar diferentes formas de contato, adaptação ou exclusão entre populações em diferentes tempos e espaços.

 

Ensino Religioso

Componente:

Ensino Religioso

Habilidades de Ensino Religioso:

Analisar princípios e orientações para o cuidado da vida e nas diversas tradições religiosas e filosofias de vida.

Reconhecer a coexistência como uma atitude ética de respeito à vida e à dignidade humana.

 

 

Sequência Didática

Momento 1:

Em roda, apresentar a experiência compartilhando as ações necessárias para criação de narrativas poéticas-identitárias, expressas na construção de um diário de bordo coletivo.

 

Em círculo, pedir para que os/as estudantes se olhem. Em seguida, sugerir que um/a estudante escolha um/a colega que esteja no círculo (preferencialmente do lado oposto) e caminhe em direção a ele/a. O/A segundo/a estudante que teve seu lugar ocupado, por sua vez, escolherá um/a terceiro/a para trocar de lugar e assim sucessivamente. De modo que todos/as participem.

 

Propor o jogo de apresentação dos nomes dos/as estudantes usando uma bola que pode ser de tênis, feita de papel, uma bola de meia. Começa com um/a estudante dizendo seu nome enquanto segura a bola. Depois ele/a lança a um/a colega que ao receber diz o seu nome e lança a um/a terceiro/a e assim segue o jogo de modo que todos/as sejam apresentados/as. Antes de lançar a bola, é importante olhar nos olhos do/a colega que irá receber.

 

Formar duplas para conversa e partilha de informações sobre “si mesmo/a”. Orientar os/as estudantes a falarem sobre eles/as, a casa, a escola, o mundo etc.

 

Distribuir papéis, lápis, canetas coloridas, tintas e pincéis e pedir para que registrem as impressões, os sentimentos e descobertas do/a colega da dupla. Em seguida, um/a estudante apresentará o/a outro/a, mostrando o registro no papel.

 

Ao final, estabelecer uma roda de conversas para partilha de sentimentos, contribuições e planejamento da aula- experiência.

 

Momento 2:

Em roda, iniciar com um jogo que explore corpo, ritmo e sonoridades. Pedir para que os/as estudantes andem pela sala observando o que existe nela (paredes, porta, janela, interruptores, tomada, objetos, móveis…).

 

Pedir para que escolham três pontos distintos na sala, tomando como referência o que existe nela. Por exemplo: o ponto um é próximo a porta, o dois é na janela e o três e embaixo do ventilador. Indicar que repitam algumas vezes esse caminho seguindo a sequência numérica escolhida. O/A professor/a pode sugerir que os/as estudantes experimentem se deslocar de um ponto a outro com diferentes velocidades (rápido, lento), alturas (plano baixo, médio, alto) e direções (esquerda, direita, frente, trás). Também pode solicitar o deslocamento alternando a sequência dos pontos enumerados.

 

Depois, em círculo, conversar sobre o diário de bordo coletivo: a finalidade, como construir, a estrutura e o formato. Apresentar os materiais disponíveis para a criação: papéis, lápis, canetas coloridas, tintas, fitas, algodão, tecidos…

 

Dividir a turma em pequenos grupos e propor a execução do diário de bordo coletivo. Um grupo pode criar a capa, o outro 02 páginas e um outro 04 páginas e assim sucessivamente.

 

Ao final, em roda partilhar sentimentos, contribuições e planejamento da aula- experiência.

 

Momento 3:

Em roda, retomar o jogo da apresentação do nome com a bola. Desta vez, trabalhar com uma, duas ou até três bolas sendo lançadas ao mesmo tempo.

 

No diário de bordo, propor que os/as estudantes insiram o registro da conversa em dupla realizada no primeiro momento da experiência. Eles/as podem propor diferentes maneiras para isto. Por exemplo: recortando, colando, sobrepondo ou colocando como uma página do diário.

 

Em círculo, iniciar uma leitura de poemas (o/a professor/a pode optar por abordar temáticas como gênero, etnias, imaginação, etc).

 

Formar grupos para expressar as impressões dos poemas lidos com gestos e movimentos corporais, em silêncio.

 

Ainda em grupos, sugerir aos/as estudantes experienciar de olhos vendados as impressões dos poemas, se expressando através do corpo.

 

Por fim, registrar os sentimentos e as impressões no diário de bordo coletivo.

 

Novamente, em roda partilhar sentimentos, contribuições e planejamento da aula- experiência.

 

Momento 4:

Em roda, começar com uma leitura de outros poemas e sugerir, agora, uma improvisação em duplas, trios ou em coletivo inspirando-se no que foi lido.

 

Depois, propor uma apresentação das improvisações inspiradas nos poemas para que todos/as assistam.

 

Solicitar o registro individual no diário de bordo coletivo das impressões da experiência.

 

Ao final, formar uma roda de conversas para partilha de sentimentos, vivências e conclusão da aula-experiência.

 

 

 

Recursos Didáticos

 

Diversos tipos de papéis, pano, lápis e canetas coloridas, tintas, pincéis, diferentes materiais como lã, cordão, algodão, tecidos, fitas e etc.

 

Resultados Esperados

 

Novas possibilidades de criações de narrativas poéticas-identitárias. Cultivo e ampliação da percepção, do imaginário e da capacidade de simbolizar pelo viés da interdisciplinaridade.

 

 

Proposta de avaliação

 

Processual, tendo como referência para a análise qualitativa a participação, a criação em grupo e/ou individual de narrativas poéticas-identitárias contextualizadas com os conhecimentos absorvidos, a construção de diário de bordo coletivo.

 

Proposta de continuidade

 

Realizar uma exposição interdisciplinar na escola. Criar um texto dramático a partir das narrativas poéticas-identitárias expressas no diário de bordo.

 

 

Referências básicas

AMARAL, Ana Maria. O ator e seus duplos: máscaras, bonecos e objetos. – 2ª ed. São Paulo: Editora SENAC São Paulo, 2004.

DEWEY, John. Arte como experiência. Tradução Vera Ribeiro. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

MORIN, Edgard. Os sete saberes necessários à educação do futuro. Tradução de Catarina Eleonora F. da Silva e Jeanne Sawaya. São Paulo: Cortez; UNESCO, 2004.

SPOLIN, Viola. Improvisação para o Teatro. São Paulo: Perspectiva, 2000. _____________. O jogo teatral no livro do diretor. São Paulo: perspectiva, 1999.

 

 

Materiais Complementares

Livro Poemas para crianças – reflexões, experiencias, sugestões. Organizador Helder Pinheiro – Coleção Literatura e Ensino, São Paulo: Duas Cidades, 2000.

Livro Restos de arco-íris. Sergio Caparelli, Porto Alegre: L&M, 1997.